domingo, 23 de agosto de 2015

ESTIMULAÇÃO VISUAL

O TATO E A VISÃO COMO VIAS DE CONHECIMENTO

O tato é uma via alternativa de acesso e processamento de informações que são conduzidas ao cérebro para serem interpretadas e decodificadas. Às vezes de forma limitado, porque os movimentos exploratórios são feitos gradualmente e o reconhecimento de um objeto é processado de modo sequencial e lento.

A visão é capaz de perceber cores, formas, tamanhos e outras características de um objeto ao mesmo tempo. A visão é abrangente e capaz de perceber detalhes ou minúcias.

O tato e a visão trabalham juntos na atividade de processamento de informações e de formação de conceitos.

Porém nem tudo está ao alcance das mãos e nem tudo pode ser percebido pelo olho humano. Por isso é necessário considerar as vivências pessoais, as noções e os conhecimentos anteriores dos indivíduos, bem como os dados sensoriais e explicações verbais para que ocorra a formação dos conceitos científicos.


Estimulação visual no Ônibus “Biblioteca Itinerante”.





  

  

  

Atividades desenvolvidas no ônibus "Biblioteca Itinerante".

Agradecemos a oportunidade de poder visitar o "Ônibus", pois era uma curiosidade do aluno, ficando estampado em seu semblante a admiração e satisfação.



  
Estimulação visual e confecção do jogo “ Adivinhe a Idade”.


  



Explorando o livro "Um Mundinho Diferente", tendo o tato e a visão como alternativa.

















 
Identificando as horas

Bibliografia:

A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira.
Celma dos Anjos Domingues...
Brasília – Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Especial. 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário