O TATO E A VISÃO COMO
VIAS DE CONHECIMENTO
O tato é uma via
alternativa de acesso e processamento de informações que são
conduzidas ao cérebro para serem interpretadas e decodificadas. Às
vezes de forma limitado, porque os movimentos exploratórios são
feitos gradualmente e o reconhecimento de um objeto é processado de
modo sequencial e lento.
A visão é capaz de
perceber cores, formas, tamanhos e outras características de um
objeto ao mesmo tempo. A visão é abrangente e capaz de perceber
detalhes ou minúcias.
O tato e a visão
trabalham juntos na atividade de processamento de informações e de
formação de conceitos.
Porém nem tudo está ao
alcance das mãos e nem tudo pode ser percebido pelo olho humano. Por
isso é necessário considerar as vivências pessoais, as noções e
os conhecimentos anteriores dos indivíduos, bem como os dados
sensoriais e explicações verbais para que ocorra a formação dos
conceitos científicos.




Atividades desenvolvidas no ônibus "Biblioteca Itinerante".
Agradecemos a oportunidade de poder visitar o "Ônibus", pois era uma curiosidade do aluno, ficando estampado em seu semblante a admiração e satisfação.

Estimulação visual e confecção do jogo “
Adivinhe a Idade”.
Explorando o livro "Um Mundinho Diferente", tendo o tato e a visão como alternativa.

Identificando as horas

Identificando as horas
Bibliografia:
A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e
cegueira.
Celma dos Anjos Domingues...
Brasília – Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Especial.
2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário